sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Botinada - A Origem do Punk no Brasil

Botinada: A Origem do Punk no Brasil é um documentário dirigido pelo jornalista Gastão Moreira e  lançado em 2006, e aborda o surgimento da cultura punk no Brasil no final dos anos 70 e início dos anos 80, seu desenvolvimento, sua repercussão e seu legado até os dias atuais. O registro traça um panorama do desenvolvimento do movimento punk em São Paulo, e conta com diversas imagens, matérias da época e entrevistas com membros de bandas como Cólera, Inocentes, Ratos de Porão, Olho Seco, e nomes que contribuíram para o crescimento da cena, como Kid Vinil e Supla. 

Naquele período, a sociedade vivia sob repressão da ditadura militar, o que provocou, nos jovens que cresciam naquela realidade, um forte desejo de mudanças na ideologia, no visual e no comportamento, paradigmas com os quais pudessem se identificar. Um grupo desses jovens encontrou tais anseios no punk rock, uma cultura que havia se originado em cenas locais e próprias nos EUA e, principalmente, no Reino Unido. O primeiro contato dessa geração foi com as bandas desses países, dentre as quais se destacam Ramones, The Clash, Sex Pistols e The Damned. As inúmeras bandas que surgiram no período abordavam temas que afligiam a sociedade da época, como desemprego, guerra, violência, drogas, ou mesmo que faziam parte da realidade da juventude, como relacionamentos, diversão e sexo. 

Tanto a sociedade quanto a mídia da época se referiam aos punks como violentos, baderneiros e vândalos, e diversas polêmicas envolveram a cena na época do seu surgimento, como a reivindicação do local de origem do movimento por brasilienses e paulistas, os numerosos confrontos entre as diversas gangues que se formaram, e a rivalidade intensa entre punks paulistanos e punks do ABC, que ocasionou alguns incidentes graves e impediu uma maior consolidação e ampliação da abrangência do movimento.

As primeiras bandas punk no Brasil que surgiram no final da década de 70 e início da década de 80, foram Joelho de Porco, Banda do Lixo, Cólera, Restos de Nada, AI-5, Condutores de Cadáver, Inocentes, Ratos de Porão, Olho Seco, Garotos Podres, Plebe Rude, Ulster e Lixomania, dentre outras. Embora nenhuma banda tenha obtido sucesso comercial, o movimento punk abriu caminho para o rock mainstream e teve uma grande relevância histórica, sem nenhum tipo de suporte externo e levando à risca a cultura do "faça você mesmo", valorizando a liberdade de expressão, bem como a motivação e a disposição para mudar a própria realidade.

Baixe a coletânea do nosso blog: Download

Assista ao documentário no YouTube:

Nenhum comentário:

Postar um comentário